© 2018 GBA Facilities

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon

Produzido e mantido por FSTN Marketing

July 18, 2018

Please reload

Posts Recentes

STF mantém fim da contribuição sindical obrigatória

July 6, 2018

1/4
Please reload

Posts Em Destaque

Por que terceirizar o setor de TI da sua empresa (ou não)

3 Aug 2017

A terceirização geralmente é indicada para as atividades que não fazem parte do produto ou serviço final que a empresa oferece, como por exemplo limpeza, alimentação, manutenção de equipamentos, etc. A área de TI, não sendo muitas vezes a atividade fim da empresa, muitas vezes costuma ser terceirizada. Mas será que terceirizar um setor tão importante para as empresas nos dias de hoje é positivo? Vejamos...

O Brasil é um dos países com mais possibilidades de terceirização de TI no mundo, sendo que o movimento para a terceirização desse setor tem uma explicação, em tempos de retração do mercado e instabilidade econômica é natural que muitos gestores apostem em soluções para reduzir os custos operacionais e otimizar o processo de produção de uma empresa.

Os especialistas já sabem que a área de TI é um componente indispensável para organizações que queiram otimizar seu desempenho, aumentar a qualidade dos serviços ou produtos oferecidos, agilizar processos e, ao mesmo tempo, reduzir despesas. Pois ao contrário do que se imagina, nem todos os recursos exigem investimentos exorbitantes: existem serviços de TI acessíveis a empresas de qualquer porte e com qualquer orçamento. Apesar disso muitas organizações ainda ficam no dilema entre terceirizar ou não este serviço.

 

A principal vantagem de manter um departamento ao invés de terceirizar a TI é contar integralmente com a dedicação dos profissionais. Em contrapartida, essa praticidade pode pesar no bolso da empresa, pois ela deve arcar com as despesas trabalhistas e disponibilizar a infraestrutura.

Se a sua empresa já conta com um setor de TI, é importante manter a equipe voltada para problemas que impactam diretamente a rotina de negócios da companhia, e não desloca-la sempre que qualquer ocorrência menor ocorrer, por isso, terceirizar a TI aos usuários da organização pode ser uma solução interessante.

Se você deseja ter ou continuar a manter uma equipe interna de TI deve, ainda, considerar mais alguns pontos importantes.

O primeiro diz respeito às diversas especialidades da área. Como se trata de muitos segmentos, é improvável contratar profissionais que dominem todos eles.

Sua cultura organizacional deve valorizar e incentivar o aprendizado contínuo, investindo em treinamentos e certificações. Caso contrário, sua equipe ficará tecnicamente defasada e você não terá apoio necessário na elaboração de projetos que garantam a competitividade de sua empresa.

Ter uma equipe de TI é essencial, mas o custo de uma equipe própria nem sempre é viável. A verdade é que apenas um assistente não dá conta do recado e, para ter uma equipe com gerentes e especialistas, é necessário investir em bons salários. Além dos custos com folha de pagamento, encargos trabalhistas e afins, ainda é preciso ter conhecimento para efetuar as contratações e manter esses funcionários na equipe.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga