Please reload

Posts Recentes

STF mantém fim da contribuição sindical obrigatória

July 6, 2018

1/4
Please reload

Posts Em Destaque

Porque o RH é cada vez mais um setor estratégico dentro das empresas.

22 Aug 2017

Durante muito tempo acreditou-se que o papel do profissional de RH estava ligado apenas a assuntos burocráticos, como administração de pessoal, recrutamento e seleção. Era o chamado RH operacional, visto por muitas empresas como uma área unicamente de apoio.

 

Esse antigo setor tem sofrido diversas mudanças e, com o avanço da tecnologia está cada vez mais sujeito a automatização. Neste cenário o RH estratégico ganhou força como uma área fundamental para o crescimento das empresas.

 

Esse novo profissional fala a língua dos negócios, conhece os objetivos da empresa, participa das reuniões e toma decisões em parceria com outras áreas, aliando a gestão de pessoas com a estratégia organizacional. O problema é que existe um gap entre o que as organizações necessitam e o que os profissionais de RH atualmente tem a oferecer. Por isso muitas companhias têm contratado gestores com diferentes formações, principalmente devido à insuficiência de profissionais qualificados. Para transformar essa cultura o primeiro passo é investir em uma formação ampla em escolas de negócio.

 Entender sobre finanças, administração e análise de dados pode trazer novas oportunidades de crescimento na carreira. Ao mesmo tempo é preciso mudar a cultura organizacional e dar espaço para que o RH possa se envolver no planejamento, tornando-o ciente do que a empresa busca enquanto estratégia e o que vai precisar de seus colaboradores para alcançar tais feitos.

 

Uma empresa competitiva reconhece a importância do setor de Recursos Humanos e o CEO trabalha em conjunto com a área, aumentando o engajamento das equipes e os resultados financeiros. É preciso superar a ideia de que o RH é um setor de apoio e passar a incluí-lo, de fato, na estratégia de negócio.

 

FONTE: Diário do Nordeste

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga