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Por que algumas empresas perdem os seus melhores colaboradores? E outras não...

13 Oct 2017

Provavelmente você conhece mais de uma pessoa em seu círculo social que está insatisfeita com o trabalho. Os motivos são variados. Da remuneração ao chefe sem noção, passando pela falta de reconhecimento e terminando em reuniões desnecessárias que terminam com tapinhas nas costas. E, claro, há o grupo dos empreendedores. Aqueles que largam tudo e arriscam abrir seu próprio negócio.

 

A questão é: se todos louvam o ambiente de trabalho de corporações como Google e Facebook, por que as empresas continuam perdendo funcionários pela má gestão de pessoas? Você não precisa ter uma sala de jogos e patinetes para se locomover de um setor para outro, mas acredite, tapinhas nas costas, pão e circo não satisfazem ninguém. As pessoas querem se sentir parte do negócio.

 

Inclusão:
Os colaboradores (especialmente os acima da média) gostam de sentir que são parte integrante do sucesso da empresa. Existem duas boas maneiras de fazer isso:

 

1. Deixe as pessoas saberem o que está acontecendo e o porquê de estar acontecendo;

2. Dê liberdade e influência para tomadas de decisão.

Então, em primeiro lugar, seja honesto. Nada de sussurros pelo corredor. Isso gera um clima de incerteza. É uma sensação horrível descobrir notícias ruins da sua empresa sempre através de conversas paralelas. Certifique-se de informar seus funcionários tanto das coisas boas quanto das ruins. Aquele papo de “na alegria e na tristeza”.

Em segundo lugar, inclua os colaboradores nos processos de tomada de decisão sempre que puder. Nunca (nunca mesmo) tome uma decisão importante de forma unilateral. Peça a opinião de seus melhores colaboradores, faça-os sentirem parte do negócio. Lembre-se que seus subordinados são seus colegas. O sucesso deles é o seu, e vice e versa.

Apoio:

Muitos "empresários" costumam não ter muitas conversas com seus funcionários, além disso tratam assuntos importantes somente por e-mail ou telefone. A mensagem desses "líderes" parece ser clara: façam seu trabalho e não me incomodem. Obviamente, esses funcionários não demoram muito para procurarem outro emprego.

 

Apoiar seus colaboradores e mostrar satisfação com seus sucessos é uma maneira de mantê-los motivados. Forneça os recursos necessários para que eles se desenvolvam da melhor maneira possível. Perceba quais são suas maiores habilidades e invista nelas. Encontre maneiras de ajudá-los a crescer.

"As pessoas criativas, que são as que cuidam com paixão, têm que convencer cinco níveis de administração de que o que elas sabem é o que realmente é a coisa certa a fazer". Steve Jobs

 

Ofertas de trabalho:

Pessoas acima da média gostam de desafios. Se você perceber que seu colaborador pode ir além, não o deixe muito tempo fazendo as mesmas coisas, isso o irá desmotivar (e muito). Seja claro quanto ao plano de carreira da sua empresa e incentive seus funcionários a buscarem a evolução constante.

Reconhecimento:
Esqueça os tapinhas nas costas. A maioria das pessoas quer ser reconhecida por suas contribuições, ideias e trabalho duro. É muito simples deixar aqueles que trabalham com você cientes que você reconhece seus esforços e resultados. Envie um e-mail inesperado mostrando sua gratidão, tenha uma conversa informal na hora de pegar um café. Você não precisa necessariamente se trancar numa sala e dizer isso pra ele.

"Meu modelo de negócio são os Beatles. Eles equilibravam um ao outro, e o total era maior do que a soma das partes. É como eu vejo os negócios: grandes coisas em termos de negócios nunca são feitas por uma pessoa. São feitas por uma equipe de pessoas". Stebe Jobs

Você pode ter notado que todas as quatro dicas requerem uma boa gestão e liderança, além de uma cultura empresarial que inclui honestidade e clareza. Então, se sua empresa não se encaixa nessa descrição, comece do começo.

FONTE: administradores.com.br

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