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Sua empresa realmente se importa com a gestão de pessoas?

19 Oct 2017

Dez em cada dez consultores de negócios confirmam: a gestão de pessoas assumiu o protagonismo na rotina das empresas neste século XXI. Sim, os avanços tecnológicos aumentaram - e seguem aumentando, numa velocidade alucinante - a competitividade das organizações que investem e estão atentas à inovação. Mas o grande diferencial tem sido mesmo escolher bem as pessoas certas para as posições certas.

 

Para muitas empresas isso não é nenhuma novidade. Há tempos Google, Apple, Pixar, para ficar apenas nas mais badaladas, perceberam o grande diferencial de manter equipes capacitadas e altamente motivadas em seus quadros. E cada uma desenvolveu processos próprios - e muito eficazes, diga-se de passagem - para seleção e retenção dos seus talentos. O resultado não podia ser diferente: resultados cada vez melhores.

 

 

Hoje, felizmente, boa parte dos empresários já percebe a importância de investir na gestão de pessoas. Administrar uma equipe satisfeita, feliz e motivada diferencia qualquer empresa de suas concorrentes. E isso é cada vez mais indispensável para o sucesso empresarial.

 

Será que minha empresa está indo no caminho certo?

 

Gerir pessoas é uma tarefa longe de ser fácil. Aliás, este é um dos principais desafios dos executivos. E as características de uma boa gestão variam de acordo com o perfil e a necessidade de cada organização.

 

Algumas empresas investem em profissionais mais experientes, equilibrados. Em outras, o foco é todo nos jovens impetuosos e cheios de brilho nos olhos. O ideal, teoricamente, é ter os dois tipos de colaboradores na sua empresa. E saber que, para cada um, você deverá ter uma abordagem diferente.

 

O bom gestor treina com eficiência os novos colaboradores e recompensa sua equipe de forma justa, sabendo motivá-la para alcançar as metas necessárias. Essa arte requer uma alta capacidade psicológica de saber entender, respeitar e trabalhar com as diferenças, transformando a diversidade em um grande diferencial.

 

Acima de tudo, o bom gestor escolhe pessoas com potencial de serem melhores do que ele próprio.

 

Os especialistas são unânimes em escolher as pessoas como o principal ativo de uma empresa. Mas como fazer, na prática, esse processo de motivação e gestão de pessoas?

 

Um bom caminho é recorrer a ferramentas que já existem no mercado e possuem um custo-benefício bem interessante para as empresas, de todos os portes. São as chamadas redes sociais corporativas.

 

Na verdade tratam-se de ferramentas que automatizam processos de RH da empresa, auxiliando os gestores na motivação e controle da sua equipe. Além disso, essas plataformas são uma excelente forma de aproximar os times e de manter os gestores e colaboradores informados sobre tudo o que acontece na empresa, fazendo a comunicação interna fluir de forma mais natural.

 

Isso sem falar na facilidade com que os feedbacks podem ser dados e recebidos, potencializando as atitudes positivas em prol do sucesso da empresa.

 

FONTE: terra.com.br

 

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