A IMPORTÂNCIA DAS CORES NA GESTÃO DE LIMPEZA


Adotar um padrão de cores na gestão de limpeza é imprescindível, não somente em ambientes hospitalares e alimentícios, mas em todo e qualquer local. Afinal de contas, ninguém gostaria de ver um profissional de limpeza limpando a sua mesa com o mesmo pano que foi utilizado nos banheiros, correto?

De forma bastante breve, o papel das cores nos equipamentos de limpeza tem o objetivo de evitar que microorganismos ou resíduos sejam transferidos de um ambiente para outro. Ou seja, evitar a contaminação cruzada entre ambientes. Equipamentos mesmo depois de limpos, em alguns casos, podem conter a presença de resíduos e microorganismos indesejados.

Portanto, a gestão de limpeza aliado ao uso e padronização de cores assegura um ambiente mais limpo, saudável, agradável e organizado. “Indo” ao que interessa, vamos falar um pouco sobre o que você deve fazer para começar a organizar o sistema de cores dentro de sua empresa ou condomínio.

As cores são separadas por áreas e distribuídas da seguinte forma.

Verde – áreas públicas, como por exemplo, entradas, corredores e recepção.

Vermelho – lavatório e sanitários, ou seja, banheiros, vestiários e outros.

Azul – restaurante e bar, como por exemplo, espaço de café, refeitórios e sala de jantar.

Amarelo – área de preparação de alimentos/cozinha – ambientes onde há o manuseio de alimentos

Quais itens de limpeza devo identificar?

Mop’s: Mop pó, mop úmido, mop spray e demais itens desta categoria.

Baldes: seja ele simples ou profissional.

Pá coletora de lixo: de preferência, pá coletora com tampa.

Panos

Carrinhos de limpeza

Escovas

Luvas

Existem mais itens, mas iremos mencionar apenas estes.

Talvez a sua empresa ou condomínio não se enquadre neste tipo de classificação. Porém, nada impede que você crie uma organização por cores adaptada a sua realidade. Lembre-se, a contaminação cruzada poderá ocorrer em qualquer tipo de ambiente.

Ao adotar este sistema de cores, você ganha muitos benefícios. Citarei alguns: ambiente limpo e livre de riscos de contaminação; aparência física do ambiente melhora devido ao emprego correto da limpeza; sensação de bem-estar para todos que convivem no local; equipe operacional de limpeza mais engajada e organizada.

Espero que este material possa ajudar você e sua empresa a viver em um ambiente mais agradável e seguro.

Contate um especialista da GBA Facilities para te ajudar.


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