Please reload

Posts Recentes

STF mantém fim da contribuição sindical obrigatória

July 6, 2018

1/4
Please reload

Posts Em Destaque

Tudo o que você precisa saber sobre lavadora de piso automática!

18 Jun 2020

 

 

A regra é clara: a gestão de limpeza precisa funcionar! A meta é: fazer mais, com menos e melhor. Você deve estar se perguntando o que podemos estruturar para que isto aconteça. Bom, existem muitas formas e também dependem de inúmeras variáveis. Neste artigo, quero compartilhar contigo algumas noções essenciais sobre uma ferramenta que nos oportuniza a produzir melhor: a lavadora de piso automática.

 

1. O QUE É UMA LAVADORA DE PISO AUTOMÁTICA?

 

O próprio nome já sugere. Uma lavadora tem a função de lavar o piso. Segue algumas funções deste tipo de maquinário.

1.1. “Molhar o piso”: esta função basicamente desempenha o papel de aplicar a solução (água + produto) na superfície.

1.2. “Ação Mecânica”: O maquinário exerce a ação mecânica através de escovas de cerda, discos e outros itens. A pressão sobre a superfície e a rotação são fatores fundamentais para este processo.

1.3. “Secar o piso”: Com este aliado da limpeza, é possível realizar a secagem do piso de forma imediata. Ou seja, a medida em que a máquina é acionada e conduzida sobre o piso é feita a secagem e retirada de resíduos líquidos.

 

2. EM QUAIS CONTEXTOS SÃO UTILIZADOS?

 

2.1. Normalmente, a lavadora de piso se torna fundamental em grandes áreas. A reflexão que devemos fazer é “relativamente” simples: quanto tempo leva para limpar o piso de forma manual x limpar o piso com a lavadora? Se houver uma discrepância significativa, isto evidencia a necessidade de ter uma lavadora no local. Embora eu tenha mencionado que é utilizada em grandes áreas, o mercado encontrou soluções muito interessantes que se aplicam muito bem em áreas menores. Já vamos falar sobre isto.

 

3. VEJA ALGUNS PONTOS INTERESSANTES QUE PRECISAM SER OBSERVADOS

 

- Lavadora embarcada OU lavadora conduzida a pé?

 

Embarcada: Este tipo de lavadora é conduzido com um operador sentado. Normalmente, este tipo de maquinário possuí alta produtividade e exige um esforço mínimo por parte do operador. Afinal de contas, o operador está literalmente dirigindo a máquina sentado.

 

Lavadora a pé: Nesta modalidade, o operador conduz a máquina a pé. Nesta modalidade é possível escolher uma lavadora tracionada. Numa abordagem simples, a opção tracionada possuí uma força que ajuda a empurrar a máquina. Isto evita o desgaste e uso de força por parte do operador.

 

- Lavadora elétrica OU a bateria?

 

Elétrica: Costumam ser mais baratas. Outra vantagem é que não tem restrição de autonomia, ou seja, você pode operar sem se preocupar com a capacidade dela em permanecer ligada operando. Lavadoras elétricas "com fio" é algo que incomoda e costuma não ser muito prático. Isto gera falta de praticidade e dificulta a vida do operador dependendo do tamanho do local e circuito percorrido.

 

Lavadora a bateria: Prático e não envolvem fios para o uso. Autonomia da máquina é algo que precisa ser avaliada. Se sua operação é intensa, frequente e o tempo de uso for estendido, em alguns casos, necessita-se inclusive de bateria extra.

 

Preço: por ser uma tecnologia mais avançada que as lavadoras elétricas, esta modalidade costuma ser mais cara. Além disto, haverá custos com eventuais trocas de baterias, afinal, elas não duram para sempre.

 

- Locação OU compra/aquisição?

 

Locação: Hoje é possível você locar a máquina na modalidade de diária, mensal e anual. Cada tipo de contrato possuí valores diferentes que devem ser avaliados ponto a ponto. Pontos positivos. A locação normalmente vem acompanhada de toda e qualquer manutenção e/ou substituição imediata em caso de avaria. Pontos para avaliação. Costuma ter uma mensalidade relativamente alta dependendo do tipo de máquina. Muitas vezes, 12 meses de locação atinge o valor de compra do equipamento.

 

Compra: os revendedores possuem um fluxo de pagamento bastante engessado (oferecem o parcelamento em poucas vezes). Só é possível adquirir uma máquina com uma condição de pagamento mais confortável se for adquirida via BNDES. Um detalhe que merece ser mencionado é que para adquirir via BNDES a máquina precisa ter sido fabricada no Brasil. O ponto positivo é que após a aquisição da máquina você fica sujeito apenas aos custos de manutenção (que não costumam) ser caros. Recomendamos explorar isto com um vendedor/representante especialista no assunto.

 

- Produtividade (m²/h)

 

Cada máquina entrega uma capacidade de limpeza. A produtividade de lavagem de piso de uma máquina pode ir de 600m² por hora podendo atingir até 8.500m²/h. Saber o tamanho da área de piso que você quer limpar e a frequência é fundamental para saber qual é a melhor lavadora para o seu caso.

 

- Porte da lavadora

 

Saber o ambiente que será limpo é fundamental para escolher a lavadora. Existem lavadoras de pequeno porte que são mais apropriadas para ambientes menores, como por exemplo, escritórios, corredores, vestiários, pavimentos e outros. Já as lavadoras maiores, são mais indicadas para grandes áreas de piso.

 

- Outros itens para investigar

 

Tamanho do tanque, ruído, pressão da escova e voltagem. Cada item apresentado aqui deve fazer parte na sua tomada de decisão.

 

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Este tema tem muitos tópicos interessantes. Porém, a ideia aqui é compartilhar o essencial e despertar a sua curiosidade.

 

A GBA Facilities é especialista em terceirização de serviços de limpeza. Ficamos à disposição para ajuda-lo neste estudo. Entre em contato conosco e fale com um especialista =)

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square

© 2018 GBA Facilities

  • Instagram
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon