Please reload

Posts Recentes

STF mantém fim da contribuição sindical obrigatória

July 6, 2018

1/4
Please reload

Posts Em Destaque

A Liderança Inspiradora na era das Organizações Exponenciais

13 Jul 2018

Liderança inspiradora é capacidade que um líder possui para inspirar as pessoas com uma visão convincente de futuro, garantindo uma direção clara onde todos possam trabalhar coletivamente para o alcance de um objetivo em comum. É um estilo exemplar de liderança que enaltece as forças de virtude e caráter de pessoas e equipes, energizando e criando um senso de propósito com impulso para mudança. Essencialmente, um líder inspirador possui uma visão que está acima e adiante do seu tempo: é uma visão de futuro, ele possui uma comunicação assertiva. Além disso, sabe inspirar pessoas com esta visão, fazendo-as assumirem missões ousadas e responsabilizarem-se pelos resultados. Os líderes inspiradores não comandam equipes, ao contrário, desenvolvem e performam equipes. Conheça neste artigo, algumas características marcantes dos líderes inspiradores.

 

 

Líderes inspiradores possuem uma assinatura comportamental vencedora.
Um dos traços mais importantes destes líderes é o centramento, um estado de presença marcante que faz com estes líderes permaneçam calmos em situações de estresse, mantendo uma conexão empática, além de possuírem uma habilidade impar de audição ativa.

 

Outra característica importante é a resiliência, líderes inspiradores moldam-se rapidamente aos tempos de crise e disrupturas, adaptando comportamentos e inovando processos para encontrarem novas soluções. Eles sabem que só irão conquistar novos resultados fazendo as coisas de maneira diferente. Outro fator importante é a comunicação assertiva, líderes inspiradores se comunicam franca e abertamente com suas equipes, mantendo um elo de ligação forte sem esconder desafios e ameaças. Isso propicia um clima de confiança mútua, quando um liderado percebe que seu líder se coloca à disposição para enfrentar as adversidades, confrontando a realidade de cabeça erguida.

 

Se você quer mudar o seu jeito de ser, mude seu jeito de fazer.
Líderes inspiradores realmente acreditam nesta frase. Para ser um líder inspirador é necessário saber exatamente “o que” quer e saber transmitir com mais exatidão ainda “como” quer. Um líder inspirador possui integridade e congruência, ele realmente “faz o que fala”. Não adianta fingir na frente dos seus liderados, eles saberão quando você não está dizendo a verdade ou fingindo ser o que não é. A autenticidade também é uma das marcas do líder inspirador, podemos citar aqui Steve Jobs como exemplo. Usar pontos fortes do seu traço de personalidade é uma maneira de desenvolver seu estilo de liderança pessoal.

 

Líderes inspiradores possuem paixão pelo que falam e talento naquilo que fazem, são exímios comunicadores e realizadores talentosos. Eles caminham na multidão e sabem que ninguém será inspirado por um líder que as pessoas acreditem que não se importa com elas.

 

Líderes inspiradores constroem uma cultura corporativa inspiradora.
A capacidade de um líder inspirador saber comunicar sua paixão e propósito ajuda a estabelecer a cultura inspiradora de sua organização. O líder inspirador é realmente apaixonado pela sua missão e visão e é capaz de compartilhá-las de uma forma que permita com que os outros também se sintam apaixonados por elas. Esta paixão compartilhada faz com que organizações prosperem com um propósito que está além das tarefas do dia a dia: a sensação de pertencimento. Fazer com que os liderados se sintam pertencentes, incluídos como “donos” das organizações é saber criar uma cultura corporativa inspiradora.

 

Para inovar é preciso confiar em si e na equipe.
Em tempos de crise, onde a inovação é cada vez mais exigida cabe ressaltar que a confiança é o fator fundamental para o progresso. Empresas que não possuírem essa cultura organizacional inspiradora estarão fadadas ao insucesso, pois a falta de confiança dispersa a inovação. Com uma liderança inspiradora tendo a confiança como chave mestra, abrirá a possibilidade para a criação de novas possibilidades em um mercado cada vez mais escasso e competitivo.

 

FONTE: administradores.com.br

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga