© 2018 GBA Facilities

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon

Produzido e mantido por FSTN Marketing

July 18, 2018

Please reload

Posts Recentes

STF mantém fim da contribuição sindical obrigatória

July 6, 2018

1/4
Please reload

Posts Em Destaque

Como limpar o vaso sanitário rapidamente e sem riscos?

27 Sep 2017

Quando se trata de limpeza, uma das mais ingratas costuma ser a do vaso sanitário. Quase ninguém quer lidar com essa parte do banheiro e todo mundo sonha em limpá-lo o mais rápido possível.

Pois façamos isso em tempo recorde, pois é possível limpar o vaso sanitário em três minutos e deixá-lo impecável. E com que frequência?

Depende do número de usuários. Recomenda-se a limpeza diária em uma empresa com vários funcionários, e várias vezes ao dia se o banheiro for de uso público, dizem os especialistas.
 

Com recorrência a depender do número de usuários, uma coisa é certa: a limpeza dessa parte um tanto delicada do banheiro deve ser frequente, uma delas com líquido desincrustante e outra com um produto de limpeza desinfetante, o que garantirá limpeza, branqueamento e desinfecção.

 

Deve-se destacar que as bactérias encontradas em um vaso sanitário não são necessariamente capazes de nos provocar uma infecção, embora seu número seja elevado. Há bactérias que são patogênicas, isto é, que causam doenças, mas a maioria delas não é. Muito mais germes são transferidos se dermos descarga com a tampa aberta, do que se nos sentarmos.

A maioria das bactérias encontradas no banheiro são de tipo dérmico e não apresentam nenhum risco para o ser humano. Mas o “risco zero” não existe: há bactérias patogênicas que se entrarem no trato digestivo podem nos dar um baita susto (enterobactérias, e-coli e micrococos e corinebactérias, estreptococos, e, em menor medida, psedumonas). Entre as patologias mais comuns, podemos citar as infecções urinárias, respiratórias ou gastrointestinais. O mais adequado é lavar as mãos corretamente depois de usar o vaso, assim temos certeza de que se houver bactérias em nossas mãos, estas não chegarão à boca

 

Geralmente associamos a limpeza do vaso à sua parte interna, mas ali é onde as bactérias menos se acumulam, porque cada vez que usado é lavado com água. O problema é maior nas superfícies em contato com a nossa pele. Para que menos bactérias se acumulem, o ideal é que a pessoa que faz uso do banheiro esteja razoavelmente limpa (higiene pessoal), dê a descarga em seguida e passe um pano pela superfície após o uso. O principal objetivo da limpeza deve ser a tampa e o botão da descarga e são recomendadas luvas de plástico de cor exclusiva para a limpeza do vaso sanitário.

 

Passemos à limpeza. Precisamos de uma escova de dentes, um produto limpador de vaso sanitário, um limpador genérico em spray, uma escova de banheiro, papel de cozinha (melhor do que um pano. O Conselho Mundial de Higiene recomenda o uso de panos descartáveis ou colocá-los de molho com desinfetante ou água sanitária durante toda a noite. Também podem ser lavados na máquina de lavar e deixá-los secar bem).

 

Colocamos as luvas, removemos, se houver, qualquer objeto que possa estar sobre o vaso, e vaporizamos por fora todo o vaso sanitário, incluindo a tampa, aberta e fechada, e a base. Em seguida, aplicamos o produto limpador de vaso sanitário na parte interna do vaso, na área por onde a água sai quando a descarga é acionada. Não se deve esquecer de limpar o botão acionador, “pensemos que ele é usado com as mãos ainda sem lavar, por isso é especialmente sensível a ser contaminado.

 

Fechamos a tampa e, com o papel de cozinha, retiramos o produto limpador que aplicamos do lado externo. Com a escova de dentes limpamos as partes mais inacessíveis, a área dos parafusos que prendem a tampa, o vaso no piso, etc.

Com a escova de banheiro “varremos” bem todo o interior do vaso em círculos de cima para baixo, insistindo nos orifícios por onde sai a água, mais inacessíveis. Uma vez terminado o processo, acionamos a descarga e deixamos correr a água, com a qual vamos enxaguar a escova de banheiro. Para secar a escova, basta segurá-la na horizontal, entre o vaso e o assento. Você acha que é trabalhoso? Esse método não leva mais de três minutos. :D

De igual maneira, existe quem não gosta de ficar responsável pela limpeza desta parte, então o ideal seria contratar um serviço especializado de limpeza, jamais deixando a higiene sem o devido cuidado. ;)

FONTE: brasil.elpais.com

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga