Please reload

Posts Recentes

STF mantém fim da contribuição sindical obrigatória

July 6, 2018

1/4
Please reload

Posts Em Destaque

Eletrônica, mecânica e gestão. Veja o que faz um técnico em mecatrônica.

18 Apr 2018

O nome já diz tudo. Mecatrônica é uma área de estudos que combina os conhecimentos em mecânica e eletrônica e tem tudo a ver com o momento transformador que as indústrias têm vivenciado. “Hoje, praticamente tudo é automatizado nas grandes indústrias. Por isso há uma grande demanda por profissionais com formação nesta área”, conta Regina Bojan.

 

 

Tutora do curso técnico semipresencial de Mecatrônica, do Senai no Paraná, Regina explica o que diferencia esta formação de outras similares na área. “O técnico em Mecatrônica tem conhecimentos específicos sobre máquinas e equipamentos utilizados dentro das indústrias, tanto na parte elétrica quanto mecânica. Desenvolve trabalhos na área de usinagem, tecnologia, projetos de máquinas e peças, além de controle de processos”, conta.

 

Segundo o Mapa do Trabalho Industrial do Senai, a área de veículos tem uma das maiores demandas por profissões com formação técnica. Até 2020, serão 266.538 novas vagas nas áreas de mecânico de automóveis e eletricista de automóveis. Isso porque a fabricação de veículos e peças exige um alto controle de qualidade, que envolve questões relacionadas à segurança dos itens e padronização de todas as peças.

 

A indústria siderúrgica também deve demandar cada vez mais técnicos em Mecatrônica. Somando as ocupações para técnico em siderurgia e em automação industrial, será preciso preencher 361.422 vagas até 2020, segundo o levantamento do Senai.

 

A tutora do curso técnico semipresencial em Mecatrônica conta que a metodologia de aprendizagem do Senai vai além dos conhecimentos teóricos sobre a área de trabalho: “temos a premissa de não somente formar os técnicos, mas de desenvolver competências de gestão para trabalhar nas grandes organizações. Por isso, o técnico em Mecatrônicatermina o curso capacitado para gerir processos de operação que são essenciais para o sucesso das indústrias”.

 

Com duração de dois anos, o curso capacita os alunos para trabalhar com sistemas automatizados de manufatura, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de segurança e saúde no trabalho e de meio ambiente. A modalidade semipresencial oferecida pelo Sistema Fiep, por meio do Senai no Paraná, abre oportunidades de reinserção no mercado de trabalho para quem já está trabalhando ou tem uma rotina muito atribulada.

 

Com 80% do conteúdo disponibilizado na internet, o aluno estuda de acordo com sua disponibilidade de horários. A cada 15 dias, as aulas presenciais complementam os demais 20% da formação, com atividades práticas focadas nas atuais demandas do setor industrial. As remunerações para técnico em Mecatrônica variam de R$ 2.125 a R$ 5.800.

 

FONTE: g1.globo.com

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square

© 2018 GBA Facilities

  • Instagram
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon