Please reload

Posts Recentes

STF mantém fim da contribuição sindical obrigatória

July 6, 2018

1/4
Please reload

Posts Em Destaque

Preparação é tudo

9 Jul 2018

Talvez a dica mais comum dos especialistas em Recursos Humanos (RH) e Coaching para a entrevista de emprego seja se preparar adequadamente para esse momento. E isso começa bem antes do dia marcado para a entrevista. Pesquisar sobre o seu possível novo local de trabalho é básico, recomenda o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Desde o setor em que a organização atua, características de gestão, dados financeiros, desafios, concorrentes, o que você puder estudar. Segundo o IBC, esse embasamento é fundamental pois demonstra interesse do candidato em saber sobre o local onde poderá vir a trabalhar.

 

 

Mas a preparação vai bem além disso. Na compilação de dicas da Catho, site brasileiro de classificados de emprego, a recomendação é que o candidato conheça previamente o local da entrevista, que percurso fará, como e em quanto tempo esse trajeto será feito.

 

A plataforma também sugere dormir cedo na noite anterior ao grande dia, vestir-se adequadamente (de acordo com a empresa e sua área de atuação) para a entrevista. Além disso, lembra a importância de não chegar atrasado.

 

POSTURA:

 

Desde que você chega ao lugar da entrevista, tudo conta. Seja a forma como você conversa com o pessoal da recepção, seja como se comporta diante do entrevistador. Portanto, a Sociedade Brasileira de Coaching (SBC) orienta o candidato a ter uma postura imponente, ser otimista e sempre positivo nas respostas.

 

Demonstrar simpatia e estar aberto a perguntas também é válido, por mais esquisitas que as perguntas pareçam ser. Diante de questionamentos muito absurdos, como "quantos McDonalds existem em Fortaleza?" ou "quantas bolinhas de gude cabem num avião", não existe certo nem errado. Use a lógica para formular uma resposta e evite aquele sorriso amarelo de quem não tem a menor ideia do que se trata. Tenha certeza que o recrutador está avaliando todas as suas reações.

 

TÁTICA:

 

Uma técnica útil para entrevistas de emprego é o Método Estrela ou Técnica STAR, que consiste em uma formulação de resposta completa, seguindo as etapas de contar situação, a Tarefa, a Ação e o Resultado. Conforme a Sociedade Brasileira de Coaching, esta técnica quando usada em entrevistas de emprego, garante ao profissional até 50% a mais de chance de causar uma boa impressão. Isso porque o método permite uma lógica de resposta bem estruturada, que mostra o contexto da situação e o desempenho positivo do candidato.

 

É muito importante ressaltar resultados positivos obtidos em experiências anteriores. Para isso, os especialistas sugerem que você relembre, dias antes da entrevista, as situações mais importantes da tua vida profissional. Assim, chegará mais seguro ao dia D.

 

DICAS DE OURO:

 

- Cumprimente o entrevistador com um aperto de mão firme;

- Mantenha contato visual com o entrevistador;

- Não fale mal do teu atual ou antigo empregador;

- Seja sincero quanto ao motivo da tua saída do antigo emprego;

- Se tu tiveres real interesse em ocupar a vaga, mostre entusiasmo;

- Use casos e exemplos reais para explicar suas competências, fugindo de um discurso ensaiado;

- Por que você deve ser escolhido? Ajude o entrevistador a entender o que a empresa ganha com a tua contratação.

 

FONTE: diariodonordeste.verdesmares.com.br

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square

© 2018 GBA Facilities

  • Instagram
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon