Please reload

Posts Recentes

STF mantém fim da contribuição sindical obrigatória

July 6, 2018

1/4
Please reload

Posts Em Destaque

Saiba como aumentar a vida útil dos utensílios de limpeza

5 Oct 2017

As ferramentas de limpeza como paninhos multiuso, baldes e rodinhos também necessitam de manutenção. A higienização desses itens faz com que a vida útil seja prolongada e ajuda a evitar doenças. Alguns equipamentos, como as vassouras devem ter finalidades distintas: As de pelo são indicadas para pisos mais delicados, como os de madeira; as de cerdas mais resistentes são melhor aproveitadas em superfícies rústicas como pedra natural ou cimento, por exemplo. Além disso elas devem ser mantidas em uma só função para evitar contaminações.

Outro caso interessante é o da esponja para lavar louças: quem nunca deixou uma completamente acabada em uso?
O hábito de usá-la até o fim pode ser muito prejudicial a saúde, porque o utensílio tende a concentrar bactérias e fungos.

 

Esponja de lavar louça: Esse item deve ser trocado com certa frequência, sendo que os fabricantes garantem a durabilidade de até 28 dias.
A esponja tende a concentrar umidade e restos de alimentos, ou seja é o lugar perfeito para a proliferação de bactérias e fungos, que podem provocar muitos incômodos.

>> Como limpar: Após cada uso a esponja deve ser lavada com água e detergente e, em seguida, espremida até que toda a água seja drenada. Este item, se mantido limpo, tende a durar mais.

 

Panos de prato: Os panos de prato também podem ser fontes de bactéria e fungos, por isso o ideal é trocá-los diariamente. Outro cuidado importante é lavá-los separadamente, para isso colocando os panos de molho na água, detergente e alvejante sem cloro por cerca de 30 minutos. Se a água estiver quente melhor, pois isso acelera o processo de limpeza. Em seguida esfregue cada um com uma escova de roupas, enxágue bem e coloque em local arejado.

 

Rodinho de pia: Esse utensílio deve ser substituído sempre que a borracha estiver solta ou com saliência. Sua vida útil depende da frequência de uso e da qualidade do acessório. A falta de asseio se manifesta na forma de crosta de fungos e lodos na borracha, sendo que quando isso acontece ao invés de limpar a pia o rodinho só ajuda a distribuir a contaminação.

Para solucionar o problema, lave-o após cada uso com água, detergente e uma esponja de uso exclusivo (não use a de lavar louça!).
Semanalmente higienize-o com água sanitária, deixando de molho por dez minutos em uma mistura de um litro de água limpa e uma colher de sopa de água sanitária.

 

Paninho Multiuso: O paninho multiuso (perfex) é muito prático e serve para tirar pó, secar, dar brilho, etc. Seu ponto fraco, porém, é a baixa durabilidade, que é de poucos usos.

Para evitar a contaminação não aproveite o mesmo pano em lugares diferentes, a unidade usada para limpar o banheiro deve ser usada somente neste cômodo, por exemplo. Dê preferência às versões com tratamento antibacteriano, que inibem a proliferação de bactérias na superfície do tecido. Para prolongar sua vida útil, lave-o com água corrente após o uso, apertando-o levemente para tirar o excesso de umidade além de colocá-lo para secar após isso.

 

Vassouras: Para evitar contaminações, a vassoura utilizada no quintal e na calçada deve ser de uso exclusivo, jamais utilize-a em ambientes internos. Aliás, reserve o modelo de cerdas duras para as áreas externas. Dentro de casa prefira as de pelo, que colocam menos poeira em suspensão.

 

Escovas de lavar roupa: A escova de lavar roupas não deve ser a mesma utilizada para escovar azulejos, pias, louças sanitárias e outros itens da casa. Também é interessante ter escovas com cerdas macias ou menos duras para diferentes tipos de tecido. Para evitar a mistura, uma dica é possuir unidades de cores diferentes, uma para cada finalidade.

Após esfregas as roupas as escovas devem ser lavadas com água e sabão e postas para secar com cerdas para baixo. Para saber se é hora de substituir, fique de olho nas cerdas (se estão gastas ou abertas) e no cabo (se há desgastes que podem machucar a mão).

 

Escova de limpeza do vaso sanitário: Esse é um dos utensílios onde mais se escondem as bactérias responsáveis por uma série de infecções, sobretudo gastroenterites. Por isso recomenda-se fazer uma limpeza profunda na escovinha semanalmente, preparando uma solução com água sanitária (três colheres de sopa para seis litros de água) e deixe a escova de molho por cerca de 30 minutos. Em seguida coloque o utensílio para secar. A vida útil deste item depende do grau de utilização, mas quando as cerdas começarem a abrir é sinal de que é hora de substituir a ferramenta.

FONTE: estilo.uol.com.br/casa-e-decoracao

Share on Facebook
Share on Twitter