© 2018 GBA Facilities

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon

Produzido e mantido por FSTN Marketing

July 18, 2018

Please reload

Posts Recentes

STF mantém fim da contribuição sindical obrigatória

July 6, 2018

1/4
Please reload

Posts Em Destaque

Você sabe o que é gestão de pessoas e porque ela é tão importante para as empresas?

30 May 2018

Uma boa gestão de pessoas, atualmente, é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento. Entenda porque.

 

Ao longo dos anos a relação entre líder e liderados evoluiu muito e passou por diversas modificações. A concepção de um líder puramente autoritário, que nãooferece espaço para sugestões da equipe, vem sumindo gradativamente. Essa realidade pode ser explicada pelo desenvolvimento e esclarecimento das funções de líder e seus colaboradores.

 

 

Muito se ouve falar das práticas de gestão de pessoas. A verdade é que o capital humano de uma organização é muito importante. Entretanto, ainda mais importante é saber conduzir as pessoas de forma que elas apresentem um desempenho excelente.

 

As técnicas de gestão de pessoas foram, então, desenvolvidas por especialistas a fim de evitar a perda de talentos e de produtividade. A ideia central é administrar bem o capital humano, facilitando o alcance de objetivos.

 

O que é gestão de pessoas?

 

A gestão de pessoas envolve técnicas de motivação, treinamento e desenvolvimento, visando melhorar a administração e eficiência dos colaboradores dentro de uma empresa. Administrando os comportamentos internos, uma boa gestão de pessoas é capaz de melhorar a qualidade de vida e produtividade dos funcionários.

 

Através de uma série de teorias, principalmente baseadas na Psicologia Organizacional, foram definidas uma série de práticas que possibilitam melhor administração de recursos humanos. Assim nasceu a gestão de pessoas, que tem base no envolvimento, capacitação e desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa.

 

A gestão de pessoas usa de técnicas que envolvem a motivação, oferecem possibilidade de desenvolvimento e participação nos processos de tomadas de decisão, entre outras ações. Promovendo o bem-estar e o desenvolvimento profissional, uma boa gestão de pessoas é capaz de aumentar a eficiência e reduzir a rotatividade de funcionários. Os benefícios para as organizações e seus colaboradores são muitos. Para ter uma empresa de sucesso, é preciso focar na gestão de pessoas.

 

Por que a gestão de pessoas é importante?

 

O capital humano é um dos recursos mais importantes da empresa. Sem os colaboradores, não pode existir prestação de serviços e nem produção. Empreendimentos que não tomam iniciativas para cuidar da qualidade de vida de seus funcionários sofrem com a alta rotatividade e baixa motivação.

 

Existem muitas dificuldades para manter a harmonia nas relações interpessoais em diversos ambientes, e não poderia ser diferente no espaço corporativo. A pressão, a competitividade, as diferenças religiosas, sociais e étnicas podem promover estresse e conflitos entre colaboradores. Esse tipo de atritoprejudica a obtenção de resultados. Além disso, pouquíssimas pessoas estão dispostas a continuar trabalhando em um ambiente tóxico e sem harmonia.

 

Outro problema apontado nas empresas é a falta de organização e de objetivos claros na hora de conduzir os funcionários ao alcance de metas. Muitos negócios também cometem o erro de não valorizar sua equipe. Um trabalhador que sente que sua opinião não é ouvida ou que não tem possibilidades de crescimento certamente procurará outro emprego.

 

Diante desses problemas, como manter a equipe motivada e focada nos propósitos da empresa? Mais que isso, como fazer com que eles compartilhem dos mesmos propósitos, a fim de obter as melhores performances? Para solucionar estes e outros problemas, muitos especialistas acreditam na gestão de pessoas como forma de desenvolver o capital humano das empresas.

 

Existem alguns processos que tornam mais eficaz a administração dos recursos humanos, que podem motivar, desenvolver, monitorar e manter o capital intelectual:

 

Agregar pessoas

 

É possível evitar muitos problemas durante a contratação do profissional. Ainda no processo seletivo é viável identificar características que agregam ou não valor à empresa.

 

Também é importantíssimo identificar o perfil correto para cada vaga. Por exemplo, considere uma vaga que exige relacionamento com os clientes, trabalho em equipe e extroversão. Um colaborador tímido que prefere trabalhar sozinho pode ter as melhores qualificações técnicas do mercado, mas não vai se adaptar às exigências da vaga. Existe um bom lugar para cada tipo de trabalhador, e é importante identificá-los na empresa antes de contratar.

 

Desenvolvimento de equipe

 

Investir em treinamentos e desenvolvimento dos colaboradores é bom para todos. A empresa poderá contar com mão de obra cada vez mais qualificada e especialista. O trabalhador, por sua vez, tem a oportunidade de desenvolvimento pessoal e sente-se valorizado pela organização.

 

Treinamentos de coaching, por exemplo, permitem que o profissional alinhe o desejo de se desenvolver com os objetivos da empresa, para atingir a excelência em suas atividades.

 

FONTE: sbcoaching.com.br

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga