Comércio é a porta de entrada para o jovem no mercado de trabalho

O comércio varejista foi responsável por 25,5% das contratações de primeiro emprego em Araraquara nos últimos cinco anos, segundo estudo feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara.

De janeiro de 2013 a dezembro de 2017, dos 15.418 admitidos que estavam em busca da primeira contratação formal na cidade, 3.928 foram empregados pelo varejo. Em segundo lugar aparece o subsetor de serviços de alimentação, alojamento e comunicação, com 2.636 admissões.

Os índices foram apurados pela assessoria econômica da FecomercioSP, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Os dados foram apresentados hoje durante reunião da Coordenadoria Sindical Norte, da FecomercioSP, no Sincomercio de Araraquara.

Os números da pesquisa demonstram a relevância do varejo na economia e sua função social, sendo uma porta de entrada para o mercado de trabalho formal. Segundo a assessoria econômica da Federação, o setor atrai esse perfil de mão de obra principalmente por valorizar características pessoais do profissional, como facilidade de comunicação, boa relação no trato interpessoal, seja com a equipe ou os clientes, além de disposição e flexibilidade de horários.

Além disso, as sazonalidades do varejo, a exemplo de datas comemorativas como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal e outras, abrem oportunidades de emprego temporário, facilitando a contratação de pessoas sem experiência prévia. FONTE: acidadeon.com

#MercadodeTrabalho

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square

© 2018 GBA Facilities

  • Instagram
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon