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Como a automação e a robotização vão impactar no setor de limpeza?

17/02/2022

A automação e robotização estão cada vez mais inseridas nas empresas, trazendo inovações e otimizando processos de modo a torná-los mais rápidos e eficientes. No setor de limpeza, não tem sido diferente, uma vez que tem sido comum utilizar da automação para atender as demandas desse segmento. Elas vão desde a necessidade de agilizar e simplificar processos até a otimização da mão de obra. Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe o texto a seguir!

Contexto histórico da automação dos serviços
No meio industrial, a utilização da automação e robotização já é uma realidade desde a década de 60, quando o Japão começou a investir amplamente nesse setor. Isso foi feito de modo a reduzir o esforço físico dos trabalhadores com determinadas atividades. Nesse sentido, a agilização dos processos veio como consequência, mas não era o objetivo principal dos japoneses.

No contexto atual a situação é diferente, uma vez que o principal foco da automação e robotização é a agilização dos processos. Isso porque quanto mais ágil e simplificado é um processo dentro de uma determinada empresa, mais a frente ela está dos demais concorrentes. Por esse motivo, os avanços da tecnologia hoje atingem os mais diversos segmentos do mercado.

Para se ter noção, o Brasil tem uma proporção de 10 robôs para cada 10 mil funcionários, ocupando o 39° lugar no ranking de países com mão de obra automatizada. Isto é, segundo dados da Federação Internacional de Robótica. É esperado que esse número aumente ainda mais ao longo dos próximos anos com a inserção cada vez maior dessa tecnologia na área de serviços.

Automação da limpeza no cenário atual
Na corrida pela automação e robotização dos serviços, o setor de limpeza não fica para trás. Afinal, há uma demanda constante dessa tecnologia. Sobretudo no contexto da COVID-19, em que temos que lidar com a necessidade de uma limpeza dos ambientes mais frequente e mais profunda. O que acaba aumentando a pressão sobre os funcionários que precisam trabalhar mais para atender às atuais demandas.

Com a chegada da automação é possível reduzir a pressão sobre os trabalhadores uma vez que os robôs passarão a realizar as atividades que demandam esforço físico, fazendo assim com que os humanos assumam funções mais estratégicas e que envolvam o conhecimento técnico. Isso significa que a automação não veio para retirar as pessoas e substituir por máquinas, mas sim realocá-las para atividades de maior importância.

Além de aumentar a frequência das limpezas, a automação também atende às exigências atuais de distanciamento social uma vez que os funcionários não precisarão mais comparecer aos ambientes. Isso sem mencionar que é possível colocar à disposição dos consumidores todos os dados relativos ao serviço realizado, como: data, local, frequência e efetividade da limpeza.

Controle da frequência de limpeza
Por meio do fornecimento desses dados, os consumidores podem ter um maior controle sobre a frequência de limpeza. Além disso, podem ter uma comprovação de que o ambiente está devidamente higienizado. Algumas empresas já disponibilizam esses dados por meio de QR Codes. Eles por sua vez, podem ser espalhados nos mais diversos ambientes da empresa, fazendo com que as informações sejam visualizadas de forma rápida e prática.

Outro ponto importante é a questão da economia do tempo e a otimização da mão de obra da limpeza. Com a automação é possível reduzir o tempo de serviço de atividades que antes demoravam horas para serem finalizadas, além de otimizá-las com o uso de determinadas máquinas. Assim, os funcionários podem se concentrar em tarefas mais importantes, como a limpeza de ambientes mais críticos.

Principais desafios para o setor de limpeza
Não há dúvidas de que a automação dos serviços de limpeza traz inúmeras vantagens. Elas vão desde o aumento da frequência e qualidade da limpeza até a otimização das atividades. Mas é importante ter em mente que existem desafios para implantação dessa tecnologia em qualquer empresa, sendo necessário muita preparação e planejamento para que se possa ter bons resultados.

Um dos primeiros desafios que as empresas encontram é em relação a adaptação da empresa e dos colaboradores aos novos processos. Por isso, é necessário que os profissionais tenham capacitação e passem por treinamentos de modo a desenvolver novas habilidades e competências técnicas e comportamentais que o novo modelo de produção irá exigir.

Com a automatização, as empresas também ficam sujeitas a falhas na transmissão de informações pelas máquinas e até erros de sistema, que podem acabar afetando significativamente o serviço. Dessa forma, as empresas do setor de limpeza precisam formular um plano estratégico que inclua a resolução de possíveis problemas decorrentes da utilização da tecnologia.

Além disso, as empresas também devem realizar um mapeamento das atividades que é possível automatizar e do impacto que essa tecnologia pode trazer. É importante considerar aspectos como alto custo de instalação dos novos processos, falta de mão de obra qualificada, além de outros riscos que precisam passar por análise antes mesmo de implementar essa nova tecnologia.

Conclusão
Embora no Brasil a automatização e a robotização venha se desenvolvendo em um ritmo mais lento e apresente um custo mais alto quando comparamos a outros países, é importante preparar-se para lidar com as mudanças que sem dúvidas vieram para ficar e vão impactar consideravelmente o mercado e o modo como vivemos.

Agora que você já sabe como a automação e a robotização podem impactar o setor de limpeza, está na hora de começar a se preparar para essas mudanças, não é mesmo?! E porque não começar a se preparar conhecendo um pouco mais do nosso serviço? A GBA Facilities entrega serviços alinhado com as necessidades da empresa com um atendimento sustentado no planejamento, execução, validação de resultados e melhoria contínua. Saiba mais sobre o serviço no nosso site!

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