Muito se fala sobre a manutenção predial: o serviço vem cada vez mais sendo requisitado e tornando-se uma realidade de gestores que realmente sabem a importância de manter um prédio e sua estrutura limpos, sem problemas estruturais e bem cuidados.
No entanto, ainda há bastante resistência de algumas pessoas quanto à relevância dado à manutenção predial. Muitos ainda se perguntam por que gastar com limpeza e manutenção predial de maneira frequente. Outros já preterem esses cuidados em detrimento de outras responsabilidades e acabam deixando sempre a manutenção da estrutura a desejar.
Devido a essa resistência, é válido que todos tenham conhecimento da importância de levar a sério a gestão de manutenção predial. Pensando em ajudar com isso, esse artigo aborda justamente esse tema!
Por isso, se você deseja entender melhor o porquê de dever levar a sério os cuidados com a sua infraestrutura, não deixe de conferir esse texto! Boa leitura!
O que faz parte da gestão de manutenção predial?
É parte indispensável de uma gestão ter pleno conhecimento sobre o que é necessário fazer no negócio, empresa ou projeto que esteja gerindo. Assim sendo, faz-se importante saber também no que consiste a gestão de manutenção.
Ou seja, quais aspectos precisam de manutenção rotineira ou de um olhar apurado para reparos e correções eventuais? Bom, sobre fatores de manutenção é possível citar:
Asseio, conservação e limpeza dos ambientes e da estrutura;
Serviços de jardinagem;
Manutenção estrutural da estrutura empresarial ou até mesmo industrial.
Sobre esses fatores, é possível citar de maneira mais específica: troca de pastilhas do revestimento da fachada, renovação de tintura, atenção às paredes e pisos, renovação de cabos, lâmpadas, fios e todo o sistema elétrico e muito mais.
Sobre este último tópico, é possível citar também aspectos de manutenção corretiva, preventiva e também preditiva. Essas três modalidades de manutenção ajudam também a entender por que você deve levar a sério a gestão de manutenção predial.
Por isso, confira abaixo a explicação de cada uma delas:
Manutenção: preditiva, corretiva e preventiva
Para chegar ao ponto de importância da manutenção predial, você vai precisar entender também esses três conceitos de manutenção. Confira:
Preventiva
Falar sobre manutenção predial preventiva é mais simples, pois o nome entrega tudo: prevenção! Quando você constrói um prédio com bons materiais, com equipamentos de qualidade e contrata profissionais capacitados, você deseja ter a melhor estrutura.
De fato, esses fatores são diferenciais, mas isso não isenta a necessidade de trabalhar com uma manutenção preventiva. Esta, por sua vez, consiste em todas as ações necessárias para conservar o ambiente, bem como se precaver diante das possibilidades de degradação das partes do mesmo.
Da mesma maneira, a manutenção preventiva é imprescindível para manter a segurança das instalações e das pessoas na estrutura.
Manutenção predial corretiva
Se por sua vez, a manutenção preventiva atua a partir de olhares atentos e prévios, a manutenção corretiva, que costuma ser mais cara que a primeira, atua quando já há algo para sanar.
Essa manutenção ocorre quando há falhas, acidentes, quando há quebras ou prejuízos devido ao manuseio. Sob esses contextos, é necessário intervir para resolver a situação.
Preditiva
Por fim, a manutenção preditiva consiste no acompanhamento das estruturas e das demandas que precisam de cuidado para a preservação. Diferentemente da manutenção predial preventiva, a preditiva tem um rigor de supervisão maior.
Ela é, inclusive, comumente feita a partir de análise de mecanismos e dispositivos que permitem a inspeção. Na GBA Facilities, contamos com app’s e sistemas que garantem os principais indicadores deste tipo de atendimento.
Qual a relevância dos tópicos de manutenção predial?
Você pôde conferir, além dos tipos de manutenção predial, que há também outras formas de conservação, asseio e cuidados em geral com a infraestrutura. Além disso, foi dito que todos esses fatores seriam fundamentais para o entendimento da relevância da manutenção predial.
Mas como esses fatores auxiliam no entendimento de que é necessário levar a sério a gestão de manutenção predial de sua infraestrutura?